Governo dos EUA publica decreto e institui tarifa adicional de 40% a determinados produtos brasileiros

O governo dos Estados Unidos publicou o decreto que oficializa a imposição de tarifas extras aos produtos brasileiros vendidos ao país.

Ao fim, a tarifa imposta é de 40%, além dos 10% já anunciados anteriormente, e abarca determinados produtos brasileiros e não toda a pauta de exportação.

Ficaram de fora da nova tarifa quase 700 produtos, como carvão, gás natural, petróleo e derivados, além de fertilizantes e produtos agrícolas e de madeira, como suco e polpa de laranja, castanha-do-brasil, mica bruta, polpa de madeira, madeira tropical serrada ou lascada e fios de sisal ou de outras fibras.

O café e a carne bovina, no entanto, itens com exportações significativas para os EUA, não foram incluídos nas isenções.

Segundo Decreto publicado no site da Casa Branca, as novas tarifas entrarão em vigor a partir do próximo dia 6 de agosto.

No Brasil, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio afirmou, em coletiva de imprensa, que está trabalhando para que a diminuição da alíquota seja para todo e que a tarifa é injustificada, dado que os EUA têm superávit comercial com o Brasil.

Para ler o Decreto na integra, em inglês, acesse o link.

Para ler a nota do MDIC, acesse o link.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *