Acordo Mercosul-União Europeia deve ser assinado nos próximos dias

Após mais de duas décadas de negociações, o acordo entre Mercosul e União Europeia deve ser assinado no próximo dia 17/01, após a aprovação do acordo pelo Conselho Europeu.

Esse é o maior acordo do gênero do mundo, reunindo um mercado estimado de 722 milhões de consumidores.

Para o Brasil, o tratado amplia o acesso a um mercado de cerca de 451 milhões de consumidores e tem impactos nos setores do agronegócio e da indústria. No primeiro caso, está prevista a redução ou eliminação de tarifas para produtos como carnes, açúcar, etanol, suco de laranja, café e celulose, medidas que podem ampliar ainda mais a competitividade brasileira no mercado europeu. A indústria também deve se beneficiar com a redução de tarifas, impulsionando as exportações bens de maior valor agregado, fortalecendo cadeias globais de valor e atraindo investimentos.

O acordo, no entanto, prevê garantias para setores europeus como carne, aves, arroz, mel, ovos e etanol. O bloco poderá limitar volumes importados com tarifa reduzida e intervir se houver desequilíbrio de mercado. Há também a previsão de abertura de investigações caso o preço de um produto do Mercosul fique ao menos 8% abaixo do praticado na UE e as importações cresçam mais de 8%.

O MPA Trade Law tem acompanhado todos os desdobramentos do acordo e está à disposição para auxiliar os exportadores.

Compartilhar: