EUA abrem investigação contra o Brasil com foco em setores como etanol e ações como acordos comerciais
Os Estados Unidos anunciaram a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil que afetam setores como o do etanol, propriedade intelectual, além de ações como a fiscalização anticorrupção e acordos comerciais preferenciais.
Segundo comunicado do país norte-americano, a investigação “buscará determinar se atos, políticas e práticas do Governo do Brasil relacionados ao comércio digital e serviços de pagamento eletrônico; tarifas preferenciais injustas; interferência anticorrupção; proteção da propriedade intelectual; acesso ao mercado de etanol; e desmatamento ilegal são irracionais ou discriminatórios e oneram ou restringem o comércio dos EUA”.
No caso do etanol, o governo norte-americano afirma que o “Brasil abandonou sua disposição de fornecer tratamento praticamente isento de impostos para o etanol dos EUA e, em vez disso, agora aplica uma tarifa substancialmente mais alta às exportações de etanol dos EUA”.
Além disso, acusam o Brasil de conceder “tarifas mais baixas e preferenciais às exportações de certos parceiros comerciais globalmente competitivos, prejudicando assim as exportações dos EUA”.
Em relação à propriedade intelectual e combate à corrupção, os EUA afirmam que o Brasil parece negar proteção e aplicação adequadas e eficazes dos direitos de propriedade intelectual, e falha em garantir medidas de transparência e anticorrupção.
O comunicado completo dos EUA pode ser lido, em inglês, no link.